Orlandinho Luz, gaúcho de 16 anos é campeão de duplas em Wimbledon Juvenil 2014

Orlandinho Luz e Marcelo Zormann, campeões de duplas de Wimbledon Juvenil 2014Orlandinho Luz (Cabanha do Ouriço, Prince, Nike, Produza), gaúcho de 16 anos, junto com Marcelo Zormann, conquistaram o título juvenil de Wimbledon 2014, o Grand Slam mais conhecido do mundo. Em uma tensa partida contra uma dupla formada pelo russo Andrey Rublev, número 1 do mundo e campeão de Roland Garros Junior e o americano Stefan Koslov, que jogou a final de simples de Wimbledon esta manhã, os brasileiros venceram com parciais 6-4, 3-6 e 8-6, em duas 2 horas de jogo.

No primeiro set, os brasileiros conseguiram a quebra logo no 2-2, mantendo a diferença até fechar em 6-4. No segundo set, o saque dos brasileiros foi quebrado já no primeiro game. Chegaram a se recuperar na partida, mas Koslov e Rublev quebraram mais uma vez o saque dos brasileiros no 3-4 e confirmaram 6-3. No terceiro set, os brasileiros tiveram 3 match points quando Koslov sacava em 5-6, mas deixaram escapar. Se mantendo firmes na partida, confirmaram o saque e, na sequência, veio a quebra e o título de duplas de Wimbledon Juvenil 2014.

É a segunda vez que Orlandinho participa de um Grand Slam. Em junho, Orlando, que saiu de Carazinho em 2010 para treinar na academia de Larri Passos foi semifinalista de simples e de duplas em Rolland Garros. Além disso, é o quinto título de duplas de Orlando em 2014, sendo o primeiro de nível GA, que envolve os Grand Slams e os principais eventos do calendário. Até então, Orlandinho havia vencido quatro torneios G1 no saibro, sempre ao lado do mineiro João Menezes. Orlandinho venceu em Assunção, no Paraguai, o Banana Bowl em São José do Rio Preto, o Citta Di Santa Croce, na Itália e o Astrid Bowl, na cidade belga de Charleroi.

Os garotos Orlandinho e Zormann acabam de entrar para a história do tênis brasileiro. A última vez que tivemos um título brasileiro em Wimbledon foi em 1966 com Maria Esther Bueno, que conquistou o seu quinto título de duplas na grama de Londres. Bruno Soares e Marcelo Melo foram vices em Wimbledon em 2013, em duplas mistas e duplas, respectivamente. Outros 3 juvenis brasileiros foram vice-campeões: Ivo Ribeiro, em 1957, Ronald Barnes em 1959 e Ricardo Schlachter em 1994.

Orlandinho Luz e Marcelo Zormann já jogaram duplas juntos em 2013, quando conquistaram o título do Campeonato Juvenil Internacional de Porto Alegre, antiga Copa Gerdau, na categoria 18 anos ITF. Sean Harlow Authentic Jersey